sexta-feira, 30 de junho de 2006

A dor de ser designer

Por adoptarem posturas incorrectas e prolongadas em demasia ao longo do tempo, os designers estão sujeitos a lesões nas mãos, pulsos, braços, pescoço, etc. Sabemos que os prazos são para cumprir, e fazer pausas de 15 minutos a cada 2 horas por vezes é uma tarefa impossível e mesmo impensável.
No entanto, há relatos de lesões graves e até mesmo incapacitantes que nos deviam fazer parar para pensar. Usar mesas digitalizadoras, ratos e teclados ergonómicos, adoptar uma postura corporal mais correcta, colocar o monitor à altura da vista e fazer pequenas pausas ao longo do dia (de poucos minutos), pode ajudar a evitar males maiores.
O programa RSIGuard pode ser outra ajuda: de fácil instalação, relembra periodicamente quando se devem fazer pausas (pode-se mesmo optar por bloquear o teclado/rato nestas alturas) e mostra exercícios simples durante as mesmas. É pena ser 'trialware' e durar apenas 45 dias sem ser necessário comprá-lo, mas vale a pena experimentar!

O Design no Mundial 2006

Design-Today

A imagem do Campeonato Mundial de Futebol 2006, criada pelas agências Whitestone (Londres) e Abold (Munique), tem vindo a causar, desde a sua apresentação, alguma polémica entre a comunidade gráfica internacional.
No site 11 Designer, podemos ver propostas diferentes para a imagem do Campeonato, criadas por 11 designers alemães.
Também o designer alemão Erik Spiekermann (fundador da MetaDesign, criador da fonte Meta, e com uma lista de clientes que inclui nomes como Apple, HP, IBM ou Nike) já exprimiu o seu constrangimento em relação a este projecto gráfico, numa entrevista à DW-World.

Falta de criatividade?

Mesmo ao mais alto nível as coincidências acontecem, como se pode ver no site Coloribus, aqui.

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Para começar...

... podem dar uma vista de olhos na minha página em yaili.com.