quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Concurso

A designboom e a macef milano estão a promover um concurso para peças de cerâmica com design originais (saleiros, pimenteiros, copos, serviços de chá, etc.).
Toda a informação aqui.

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

The "Truth"

O site da The American Legacy Foundation's "Truth", anti-tabaco, criado pela Arnold Worldwide e pela Crispin Porter + Bogusky, permite-nos explorar vários ambientes, ao longo dos quais vamos capturando informação sobre o tabaco e a indústria por detrás dele.
Os pedaços de informação espalhados pelo site, assim como todo o conjunto de elementos multimédia extras que o completam, fazem dele uma paragem demorada.

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

A marca mais 'cool' do Reino Unido

Design-Today
A marca Aston Martin foi escolhida pela Superbrands como a marca mais 'cool' do Reino Unido, para 2006/2007. A lista ainda conta com Alexander McQueen, iPod, Agent Provocateur, Jimmy Choo, Google, eBay, Bang & Olufsen, Bentley e Selfridges.
A notícia foi avançada na sexta-feira pela Brand Republic.

sábado, 23 de setembro de 2006

DoSomethingAmazing.com


A Força Aérea norte-americana lançou um website que pretende mostrar as aventuras extraordinárias que todos os dias vivem os seus 'airmen'.
Uma forma de cativar novas caras que dá a mão às novas tecnologias e apresenta, de uma forma motivadora, 'um olhar nunca visto' às missões desta força.
O site foi criado pela GSDM Advertising (que conta com clientes como a BMW, Wal-mart, MasterCard, Krispy Kreme e a AT&T), e pela Zugara (Sony, Reebok, Red Bull).

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

"Precisas de ajuda"

Design-Today
A empresa chilena Perfil BTL levou a cabo uma acção de sensibilização, promovida pelo Instituto Nacional del Torax, para se deixar de fumar no mínimo original:
- Foram colocados no chão pedaços de papel semelhantes a um cigarro, para enganar os viciados mais desesperados. Quem os apanhou do chão, ao abrir o papel, leu a mensagem: "Parece que não precisas apenas de um cigarro, mas também precisas de ajuda.".

Na minha mesa

Se alguém já pensou como será o espaço de trabalho de outros designers, ou outros profissionais, On My Desk é o blog indicado para dar uma espreitadela às mesas de quem se deu ao trabalho de as mostrar.

Promoção através do email

Design-Today
Num artigo da HOW Design, Ilise Benun explica como se podem ganhar trabalhos através do envio de emails personalizados para cada possível cliente.

Moving Board

Design-Today
Um novo capítulo para o mobiliário urbano.

Os 30 segundos mais caros da TV

Design-Today
A AdvertisingAge anunciou ontem que o programa 'American Idol' (das terças-feiras), que passa na americana Fox, é aquele que vende o seu espaço publicitário pelo preço mais alto da televisão norte-americana: 700.000 dólares por 30 segundos (havendo, pois, descontos especiais para 'clientes frequentes').
Na lista seguem-se o programa 'American Idol' das quartas-feiras, 550.000 dólares; a série 'House' (também da Fox), entre 200.000 e 400.000 dólares e com o benefício de se seguir, na programação, ao 'American Idol'; a série 'Desperate Housewives' (da ABC), 400.000 dólares, e a estreante 'Brothers & Sisters' (da ABC), 300.000 dólares.

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

O anúncio preferido dos norte-americanos


De acordo com um estudo feito pela IAG Research, este anúncio do Toyota Yaris é o preferido dos consumidores norte-americanos.

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

YouTube e Warner Music estabelecem acordo

Design-Today

A partir de agora, por qualquer vídeo publicado no YouTube que utilize material com copyright da Warner Music, a editora será recompensada pelo site.

Ao contrário da Universal Music (que há menos de uma semana ameaçou processar o YouTube por este não conseguir impedir violações de copyright das suas músicas e vídeos), a Warner optou por se aliar ao popular site de partilha de vídeos.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Novamente Comic Sans

Design-Today

A revista HOW Design também não parece gostar muito da fonte Comic Sans.
A demonstrá-lo está a última votação a ser levada a cabo no site, onde podemos escolher entre a fonte mais atroz: Comic Sans ou Sand.

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

10 anos de Flash!

Design-Today

O mega-popular programa Flash fez 10 anos desde a sua criação pela FutureWave Software (comprada no mesmo ano pela Macromedia), ainda com o nome de FutureSplash, e a Adobe, agora sua proprietária, resolveu comemorar com um website que faz uma abordagem ao percurso feito de 1996 até agora - um Flashback.

A navegação não é a mais simples, ou a mais intuitiva, mas (como não podia deixar de ser) aproveita ao máximo as funcionalidades do 'aniversariante'.

Cegos processam Target

Isto é o logotipo da Target

Uma associação norte-americana de cegos (National Federation of the Blind), processou recentemente a Target Stores, empresa de venda a retalho, pela inacessibilidade por parte das pessoas invisuais ao seu website.

A associação alega que hoje em dia a tecnologia não impossibilita a construção de sites graficamente apelativos e ainda assim acessíveis a cegos. Pedem a utilização de 'alt-text' nas imagens e uma lei que obrigue explicitamente as empresas (de venda a retalho) a construirem de raiz sites com as mínimas condições de acessibilidade a pessoas com deficiência, tal como acontece com as lojas físicas.

O juíz declarou que os cegos têm o direito de processar as empresas que não cumpram os requisitos mínimos de acessiblidade nos seus sites.

A notícia foi avançada pela NFB, no passado dia 7, e desenvolvida pela Advertising Age, no dia 12, e devia ser um aviso importante para os designers e webdesigners.

quarta-feira, 6 de setembro de 2006

"What Clients REALLY Want"

Design-Today

Um bom texto da HOW Design, por Pat Matson Knapp.
De uma forma sucinta, indica alguns dos pontos principais que devemos ter em conta ao tratar com um cliente: o que esperam de uma empresa de design, e, no geral, o que esperam de qualquer empresa da qual sejam clientes.
Por vezes Knapp indica o óbvio, mas é sempre bom relembrar de boas práticas que vão sendo esquecidas com o tempo.

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Mais de Smith & Foulkes



Mais um 'treat' da dupla Smith & Foulkes, desta vez para a Honda.

Segue-se a letra, como curiosidade:

Here's a song for anyone
who's ever hated...
in the key of Grrr...

Can hate be good? Can hate be great?
Can hate be good? Can hate be great?
Can hate be something we don't hate?

We'd like to know... why it is so.
That certain diesels must be slow
and thwack and thrum... and pong
and hum and clatter-clat

Hate something. Change something.
Hate something, change something,
make something better-r-r-r

Ohh isn't it just bliss... when a diesel goes like this?

Hate something. Change something.
Hate something, change something,
make something better-r-r-r...

Vale a pena uma visita ao portfólio, no site da Nexus.

Coca-cola & GTA


O novo anúncio da Coca-cola pega no famoso jogo de acção GTA e na sua personagem principal (um rufião que passa a vida a matar e semear a destruição por onde quer que passe), bem conhecido do ‘target’ que a marca pretende atingir.
Sem recear a originalidade do suporte – transmitido no ultra-popular YouTube, a Coca-cola usa esta figura já icónica para continuar a transmitir a sua mensagem de ‘aproveitar a vida’, que tem vindo a fazer ao longo do tempo.
O anúncio é da autoria de Smith & Foulkes, da londrina Nexus Productions.

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

A história da Internet

Design-Today

Como curiosidade, este site apresenta uma breve história da internet e dos pontos principais da sua cronologia.