segunda-feira, 30 de abril de 2007

Metro de NY

Depois de se ter apercebido da complexidade do mapa do metro de Nova Iorque (de Michael Hertz, 1979), cerca de 5 anos atrás, o designer gráfico Eddie Jabbour tem passado todo o seu tempo livre a estudar e aperfeiçoar uma nova apresentação do complexo diagrama.
Em vez de, como o mapa actual, seguir a verdadeira geografia das linhas, Jabbour apresenta linhas mais direitas, mas de leitura muito mais fácil. Chega mesmo a usar mais linhas do que o mapa original, mas este novo diagrama é muito mais imediato que o anterior!
Isto prova que por vezes é necessário desligarmo-nos da realidade e entrar no campo da abstração e da simplificação para criarmos elementos realmente fáceis de entender, mais funcionais, e mesmo mais belos.
No entanto, depois de ter conseguido reunir com membros do município, Jabbour ainda não conseguiu que o mapa fosse tornado oficial, e distribui ele próprio cópias para quem se quiser guiar por ele...

quinta-feira, 26 de abril de 2007

12 Tipos de Clientes

Um dos melhores artigos que tenho visto, com uma lista extensiva, real e divertida de vários tipos de clientes, os seus prós e contras, e como não podemos viver sem eles.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Everything you wanted to know about designers

Este artigo de Dan Saffer tenta explicar aos developers tudo o que precisam de saber para lidar com os designers com mais paciência. É esclarecedor, e, na minha opinião, toda a gente devia lê-lo:

"When’s the last time an business executive chimed in and told a developer how she should set up her CSS? Designers get that sort of advice all the time and it makes us cranky."

terça-feira, 24 de abril de 2007

Ban Comic Sans - Parte III

Na sequência de um dos primeiros posts deste blog, aqui vai uma entrevista ao impulsionador do louvado movimento "Ban Comic Sans".

sexta-feira, 20 de abril de 2007

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Nada de novo

Será que já está tudo criado? Que basta limitarmo-nos a copiar os melhores exemplares e podemos considerar que o trabalho está feio?
Pois bem, os responsáveis pelo design da nova homepage do sapo.pt pensam que sim. Por isso mesmo resolveram copiar a estrutura da homepage do Yahoo!, apresentada há já alguns meses.
Ao menos copiaram um bom exemplo...

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Oferta irrecusável

Quem não aceitaria uma oferta de emprego como esta?

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Evolução do CSS

Esta página mostra a evolução de um site formatado com CSS, desde a página em branco até ao resultado final.
Muito simples, mas uma demonstração eficaz.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Arial, a Parasita

É a fonte mais utilizada nos pcs, mas a história por detrás da sua fama não é bonita.