sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mascotes dos Jogos Olímpicos de 2010


Foram apresentadas as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Vancouver 2010, Canadá. Foram criadas pelos designers Vicki Wong e Michael Murphy, da Meomi.
Da minha parte, estão completamente aprovadas!

Email Standars Project


Num esforço conjunto de milhares de web designers e developers em todo o mundo, no passado dia 27 foi apresentado o Email Standards Project, que tem o objectivo de "melhorar o suporte de web standards e acessibilidade nos programas de email", tanto online, como offline, como o Gmail ou o Outlook, trabalhando ao lado das empresas que os desenvolvem e da comunidade que os utiliza.
Um dos principais passos atrás na concretização destes objectivos foi o lançamento do recente Outlook 2007, que já foi mencionado aqui. Outro dos servidores de email na lista negra é o Gmail.

Photoshop: Criar um disco de vinil


O último tutorial do site PSD Tuts, mostra como criar de raiz um disco de vinil, no Photoshop.

domingo, 25 de novembro de 2007

10 perguntas cuja resposta é sempre "Não"

O designer Samuel Ryan faz uma lista de 10 perguntas de clientes às quais responde quase sempre "não".

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Guia para o Web Design 2.0

Uma análise extensiva ao design de websites com o look 2.0, com muitas imagens!

Design do site ExpressionEngine: Um Trabalho Perfeito

O site do sistema de CMS ExpressionEngine é daqueles que nos dá um pouco de inveja por não termos tido antes a mesma ideia. O designer Jesse Bennett-Chamberlain, autor do belíssimo 31three, explica, num longo e interessante artigo, qual o processo da criação do site, desde a primeira reunião num cenário paradisíaco, até às últimas alterações, 15 minutos antes do site ir para o ar. Mais um artigo a não perder, e para ler com atenção.

The next time I’m on my way to visit a client who puts me up in a gorgeous mountain-view hotel, takes my family out for dinner daily, and calls three hours of discussion followed by an afternoon of rock-climbing a meeting, I will be able to say with a clean conscience that I’m going “for pleasure.”

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Maus Clientes

Por vezes há clientes que gostaríamos de recusar, mas não o fazemos (apesar de nos prejudicarem o trabalho e nos tornarem miseráveis), por motivos financeiros, pela sua antiguidade, ou simplesmente por não sabermos como lhes negar trabalho.
Neste artigo, apresenta-nos uma lista de sinais de que é altura de tomarmos medidas, e "desistirmos deles como de um mau hábito".

Illustrator: Criar Mapas

A criação de mapas é provavelmente uma das tarefas menos desejadas para um designer. Este tutorial mostra como se podem criar mapas atractivos e de fácil leitura no Adobe Illustrator.

"Por que é que usar tabelas é éstúpido"

Design-Today
É o título de uma apresentação em formato de slides que explica da forma mais simples a 'qualquer' pessoa por que é que não se devem usar tabelas para criar sites, e como se deve fazer a transição gradual para CSS.
Hilariante!

sábado, 17 de novembro de 2007

HTML Bonito

Chris Coyier mostra como uma página em html devia ser, na sua opinião, para ser verdadeiramente bela.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Menus CSS prontos a usar

Para quem não sabe ou não tem tempo para criar um menu em CSS de raiz, ou até para analisar e aprender, o site CSS Menu Generator disponibiliza o código para vários tipos de menus, tanto horizontais como verticais, que podemos personalizar com os links pretendidos. No final, podemos fazer o download do código e das imagens necessárias para o menu funcionar. Muito prático!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

CSS Sprites: Como tornar um site mais rápido

Para além da já disseminada técnica de, numa mesma imagem, se incluir todos os estados de um botão, existe outra onde, numa mesma imagem, se inclui várias imagens (ou mesmo todas!) de uma página completa.
A isto chama-se sprites, e Chris Coyier explica em detalhe como funciona.

Os 5 Erros do CSS

Nunca ficaram a pensar como é um pouco estúpida a forma como o CSS (conforme os standards) interpreta a largura de um elemento e a ele acrescenta o padding e a margem (ao contrário do que faz o Internet Explorer, que, ao que parece, neste ponto até é o mais racional)? Isaac Shlueter lista 5 das falhas que considera mais graves ou mais irritantes do CSS - e fala do próprio CSS e não das falhas que os webdevelopers/designers podem cometer ao criar o código.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O Processo do Web Design

O designer Ben Hunt explica o seu processo de criação de websites, e mostra como só na fase final é que utiliza o computador.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Como Endoidecer um Designer

O autor do artigo 8 Ways To Drive A Designer Mad explica como, passo a passo, se consegue levar um designer à loucura, porque são eles (nós) a causa da guerra no mundo (para além de comerem bébés!).