sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

CSS: Estilos para impressão

Num dos artigos do site 24Ways, a web developer Natalie Downe, explica de uma forma simples, mas completa, como se podem criar CSS's para uma impressão eficaz dos documentos.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Firefox: Extensões essenciais

Foxkeh banners for Firefox 2

O último artigo do site Freelance Switch apresenta-nos uma lista das extensões essenciais para o Firefox (THE browser). Apesar de concordar com a lista toda, destaco as seguintes:
- IE Tab - para fazer o render do IE no próprio FF
- Web Developer - web designer não é web developer se ainda não a tem
- HTML Validator - ultra prático

Conseguir a aprovação do design

Paul Boag compila uma lista de 10 coisas que devemos fazer para que os nossos designs sejam aprovados.
Os meus preferidos são:
- 1. Definir o papel do cliente e do designer
- 4. Evitar múltiplos conceitos

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Clientes: O que eles querem saber?

Por vezes o facto de estarmos tão dentro do assunto web design faz com que não nos consigamos explicar de forma simples. E, na maior parte das vezes, aquilo que os clientes querem saber é muito menos complexo do que o palavreado que utilizamos para falar com eles.
Este artigo apresenta uma curta lista das 5 coisas que os clientes querem realmente saber quando lhes criamos um site.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Para se ouvir

Tenho vindo a ouvir um par de podcasts que são bastante interessantes:

- FreelanceSwitch FreelanceRadio Podcast: os convidados variam entre um pequeno grupo, e abrangem áreas como web design, design gráfico e escrita. Focam mais a parte dos métodos de trabalho dos freelancers em geral.

- .net Magazine Podcast: Mais vocacionado para o web design, este podcast apresenta um painel de luxo, com nomes como Jonathan Snook e Andy Budd entre os convidados.

Ambos os podcasts são óptimos para ouvir a caminho do trabalho ou enquanto se lava a loiça! :) Através da experiência dos convidados podemos retirar muitas ideias, aprender novos truques e ficar a conhecer algumas novidades da área.

Aconselho a ouvirem religiosamente (só saem a cada 2 semanas, e cada uma sua, portanto é fácil de seguir...), e não terem medo da duração de alguns dos pods (alguns chegam a atingir quase 2 horas!, mas passam a voar).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Melhor Blog Português de 2007


Bem-vindo a todos os visitantes e ao júri do Melhor Blog Português de 2007!

Chuck Norris Approved


Penso que já todos lemos (talvez mais do que uma vez, nos dias em que precisamos de rir) os hilariantes Chuck Norris Facts. Agora o político Mike Huckabee decidiu aproveitar esse fenómeno da internet para os seus anúncios à candidatura à presidência dos EUA.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O Futuro do CSS

Eric Meyer, o guru do CSS e Web Standards, dá uma curta entrevista à Adobe Edge, sobre futuro do CSS.

«The A-number-one most crucial piece of advice I can give is: practice, practice, practice. No matter how many books or tutorials or specifications you read, there is absolutely no substitute for experience through experimentation.»

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

HTML 5 - Parte II

Como já tinha mencionado anteriormente, está a ser desenvolvido o HTML 5. Lachlan Hunt, de A List Apart explica o que poderá mudar: por exemplo, denominações utilizadas vulgarmente no CSS vão passar a ser incorporadas no próprio HTML, como header, footer e nav. Outro novos elementos serão video e audio.

Previsão de conclusão: dentro de 10 a 15 anos! :s