quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Inspiração: Ilustração

Gostava de deixar o link para os portfólios de 3 ilustradores, cujo trabalho pode ser uma óptima base de inspiração, e que descobri no último número da revista Computer Arts Projects:

Jing Zhang


Leesa Leva


Evgeny Kiselev

Criar o portfólio perfeito

No mais recente artigo da Digital Web Magazine, o designer Collis Ta'eed (do popular FreelanceSwitch), escreve sobre o que deve conter o portfólio perfeito, tendo em conta diversos targets.

Do artigo:

«At its core, building an online portfolio is much the same as any other design brief—the only difference is that you are your own client. So as with any design brief, it’s best to begin by asking yourself, “who is my target audience?” Let’s look at two types of portfolios.»

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Concurso: Desenhar uma Tshirt ou Caneca

ZenHabits Blog
O blog ZenHabits está a promover um concurso de design de uma t-shirt ou uma caneca. O primeiro prémio será um vale de 200 dólares na Amazon, sendo o segundo e o terceiro, vales de 100 e 50 dólares, respectivamente.
A data limite de participação é 4 de Fevereiro.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Future of Web Design 2008

FOWD 2008
No próximo dia 17 de Abril vai decorrer, em Londres, a conferência Future of Web Design, organizada pela Carsonified.
O bilhete simples custa cerca de 200 euros (145 libras) e o passe completo (com workshops no dia seguinte) custa cerca de 650 euros (480 libras).
Já tenho o meu bilhete (comprado a preços de saldos, já que me antecipei...) e espero que valha a pena.
Presentes vão estar, entre outros, Paul Boag (já mencionado no blog), Andy Budd (Clearleft e CSS guru) e Andy Clarke (Stuff & Nonsense).

Firefox: Criação de um clássico

Firefox logo sketches

No site do designer Jon Hicks, criador dos logos do Firefox e do Thunderbird, podemos conhecer um pouco do processo criativo que levou ao produto final, desde os desenhos iniciais, até à renderização completa dos logos finais.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Quando copiam o trabalho dos outros...

Design-Today
... correm o risco de ir parar ao site You Thought We Wouldn't Notice.
Este blog apresenta exemplos de trabalhos que, na maior parte dos casos, são a cópia fiel e descarada do original.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O tipo de letra influencia a nota dos trabalhos escolares...

Será que os professores têm tendência a dar notas mais altas a trabalhos apresentados com certos tipos de letra. O autor do artigo "The Secret Lives of Fonts" crê que sim, e apresenta as provas da sua própria experiência:

« (...) serifs appeal to academics more than sans-serifs do. »

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Xerox: Nova Imagem

Design Today
A Xerox mudou de imagem e o site Brand New analisa a nova identidade - digamos que a crítica, apesar de construtiva, não é muito abonatória do trabalho da Interbrand (que desenvolveu o projecto). Por exemplo, chegam mesmo a dizer o seguinte:

A wise move would have been to simply move forward with the wordmark, placing emphasis and importance on the word Xerox, which has plenty of equity. But instead we had to be graced with the introduction of this furious marble that is downright abominable and meaningless (...)

Shameless Plugs!

Recentemente resolvi dar o braço a torcer e criei um perfil no Facebook. Acho que como web designer me estava a faltar saber como este site que cresceu talvez uns 150% nos últimos meses funciona. Aqui fica o link para o meu perfil:

Inayaili De Leon's Facebook profile

Já agora, aconselho também darem um saltinho ao meu perfil no StumbleUpon. Como a toolbar do Firefox (e do IE também...) é tão fácil de utilizar, muitas vezes acabo apenas por adicionar links de interesse lá.

StumbleUpon

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Para se ouvir - Parte 2

No seguimento do post onde aconselhei 2 podcast para web designers e freelancers, quero acrescentar um outro que tenho ouvido ultimamente, de Paul Boag: Boarworld. Boag foi também o apresentador dos primeiros 21 podcasts da .net.
O target deste podcast são web designers, designer, developers e todas as pessoas que tenham a seu cargo um site. São discutidos temas actuais, problemas frequentes, respondidas questões dos ouvintes e há ocasionalmente uma ou outro entrevista. Bastante bom!