sexta-feira, 30 de junho de 2006

A dor de ser designer

Por adoptarem posturas incorrectas e prolongadas em demasia ao longo do tempo, os designers estão sujeitos a lesões nas mãos, pulsos, braços, pescoço, etc. Sabemos que os prazos são para cumprir, e fazer pausas de 15 minutos a cada 2 horas por vezes é uma tarefa impossível e mesmo impensável.
No entanto, há relatos de lesões graves e até mesmo incapacitantes que nos deviam fazer parar para pensar. Usar mesas digitalizadoras, ratos e teclados ergonómicos, adoptar uma postura corporal mais correcta, colocar o monitor à altura da vista e fazer pequenas pausas ao longo do dia (de poucos minutos), pode ajudar a evitar males maiores.
O programa RSIGuard pode ser outra ajuda: de fácil instalação, relembra periodicamente quando se devem fazer pausas (pode-se mesmo optar por bloquear o teclado/rato nestas alturas) e mostra exercícios simples durante as mesmas. É pena ser 'trialware' e durar apenas 45 dias sem ser necessário comprá-lo, mas vale a pena experimentar!

1 comentário:

Feliz :) disse...

Ninguem melhor do q uma designer p perceber oq é isso.. A eterna luta da saude contra a falata de tempo. Vou experimentar esse programa qd tiver a fazer um dakeles graandes trabalhos.. vamos la ver se resulta ;)
Parabéns pelo blog!