quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Kitsch Renovado

Design-Today

O artista inglês Barnaby Barford reutiliza peças de porcelana históricas ou 'kitsch' moderno para reconstruir novas peças, nas quais os objectos saem do contexto para o qual foram originalmente criadas.
O resultado são peças revestidas por um certo humor e a revitalização de peças para as quais ninguém olharia de outra forma. Os títulos desempenham um papel fundamental, já que nos guiam na maneira como o artista pretende que olhemos para a cena mostrada.

Imagem: "Oh please can we keep it mummy?!" © barnaby barford, 2006.

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Como convencer as pessoas/os clientes que o design é um bom investimento - Parte II

Num artigo recente na Yahoo! Finance, Daniel Pink - que já criou os discursos do vice-presidente norte-americano Al Gore, enquanto na Casa Branca, e agora colabora, entre outros, com a Wired e com o The New York Times, nos temas de negócios e tecnologias - afirma que, mais do que nunca, para se sobreviver no mundo dos negócios tem de se entender de design.
A mais valia que as empresas têm de mostrar ao consumidor prende-se com sentimentos, com ideologias e modos de vida - que podem e devem ser transmitidos com designs bem pensados e estruturados.
No artigo, Pink questiona porque é que a Apple vende mais do que outras empresas que também comercializam leitores de mp3 portáteis ou vendem músicas na internet, tão bons como os dela? A Apple domina, diz Pink, porque exercita o "design inteligente", e tal como ela, várias empresas que, cada vez mais vêem os seus resultados crescerem a cada ano, apostam bastante e vão apostar ainda mais no design.
(O próprio CEO da Procter & Gamble, diz que a empresa dele "está no negócio do design"!)

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Semillero

O site da escola espanhola Semillero mostra mais uma forma diferente de apresentar ao utilizador os conteúdos. O site desenvolve-se como se se tratasse de uma árvore - uma ligação directa ao nome da escola. Não é espectacular, mas não deixa de ser divertido.

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

okaydave.com

Um dos sites mais interessantes que vi nos últimos tempos. É o portfólio de Dave Werner, apresentado de uma forma original, com pequenos vídeos explicativos e altamente elucidativos de cada trabalho. Ao longo do site, autor "esconde" pequenos segredos acerca de si mesmo - em grande parte ligados à sua infância, e as apresentações são abordadas de uma forma divertida e refrescante.
Werner colocou no YouTube uma espécie de trailer para o seu site, que também pode ser vista neste.

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Going freelance

Para quem tenciona lançar-se como freelance, aqui está um bom artigo da Computer Arts. Apesar de por vezes um pouco mais direccionado à realidade britânica, lança questões pertinentes e dicas importantes.

O mundo sem cliques

Será que nos conseguimos adaptar facilmente à navegação sem cliques?
Podemos ter uma primeira resposta em Dontclick.it - Institute for Interactive Research, um site que apresenta uma forma inovadora de navegação, sem recurso ao clique.
Um site não só visualmente apelativo como interessante - merece uma visita prolongada.
É também de lembrar que o clique é um dos gestos mais nocivos à fisionomia de quem trabalha com computadores.

quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Perfeccionismo

Um artigo de opinião interessante por Jason Arber - designer e co-fundador da Pixelsurgeon - sobre o perfeccionismo que "assombra" os melhores designers do mundo, e o que podemos nós, meros mortais, fazer acerca disso.
(É pequeno, não custa muito a ler! E vale a pena.)

Como convencer as pessoas/os clientes que o design é um bom investimento - Parte I

Já ninguém tem qualquer dúvida: o design ainda é subvalorizado, principalmente no nosso país, e, mesmo muita gente que recorre a serviços especializados tem um pé atrás e não compreende os valores que lhe são apresentados.
O Design Council, associação inglesa cuja principal missão é promover o design, criou um website - DesignFactFinder - onde descreve factos e casos de como as empresas se podem valorizar investindo no design, e de como os retornos financeiros são bastante altos, comparados com o investimento inicial.
Da próxima vez que alguém torcer o nariz a um orçamento, talvez seja boa ideia pedir-lhe para dar uma olhadela a este site...