sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Levis: Drugstore


Mais um anúncio da Levis, para recordar. Desta vez o galardoado "Drugstore" (segundo o Guiness de 2004, o anúncio com mais prémios ganhos), de Michel Gondry, 1996.

Levis: Dangerous Liaison


Sendo eu própria uma 'fundamentalista' da marca, não pude deixar de gostar da ideia simples por detrás do último anúncio da Levis, que tem vindo a passar na tv.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Inspiração: Dache.ch

O designer David Pache mostra-nos no seu site uma inspiradora colecção de logotipos retirados do seu portfólio.

CSS: Estruturas com elementos fixos

Dificuldade em criar um layout em CSS em que um ou mais elementos estão fixos (rodapé, menus, cabeçalho). Neste link temos uma variedade de composições apresentadas de forma simples e com o código disponível para utilização.

Teoria: Os sites que ganham prémios são maus

Gerry McGovern explica a sua teoria de que os sites que ganham prémios não são bons.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Backstage: Green My Apple

A webdesigner Veerle Pieters conta como foi o processo de criação do recente vencedor do Webby, Green My Apple: a abordagem da Greenpeace, o briefing, as limitações e um pouco do CSS utilizado para o menu.

Penalizações do Google

Conhecem algum site com uma página cheia de links, que foram "trocados" com os sites correspondentes para aumentar as probabilidades de se aparecer numa pesquisa do Google?

Provavelmente. O pior é que o Google tem vindo a penalizar essas trocas de links em massa, relegando os "infractores" para páginas como a n.º 60!

O site dos gurus do SEO, SEOmoz, apresenta-nos um artigo sobre o caso.
E o designer David Airey conta como também já foi penalizado.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Cartões novos

Design-Today
Vou fazer mais uma vez publicidade ao meu próprio trabalho.
Recebi os meus novos e pequeninos cartões, impressos na Moo, para experimentar. Podem ver em maior no meu site :)

domingo, 23 de setembro de 2007

Webdesign: Inspiração Instantânea

Um set do Flickr, pelo guru dos web standards Andy Budd, com dezenas de print-screens dos seus sites favoritos.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cores "Pronto-a-usar"

O estudante/webdesigner Adam Polselli perdeu algum tempo a investigar e decidiu entregar, ao fantástico preço de 0, as receitas para diferentes estilos, como chique, vintage ou corporativo. Cores, fontes, layouts, ícones, espaçamentos, estilos e efeitos, para download em formato de imagem, mais uns textos explicativos. Mais alguma coisa?

Tudo sobre a cor!

Uma animação com várias informações sobre as cores vermelho, laranja, verde, azul, amarelo e roxo: características positivas e negativas, significados em várias partes do mundo, melhor cor para combinar, etc. Os pequenos filmes também são bastante engraçados e, ao mesmo tempo, elucidativos.

Um portfólio com 30 anos

O designer Michael Bierut (já aqui mencionado), "desenterrou" o seu portfólio de 1978, quando era apenas um aluno saído da faculdade, utilizado apenas uma vez, já que nunca mais teve de procurar emprego...

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Pedidos de orçamento

Um artigo de Veerle Pieters, onde se enumera a informação essencial que o cliente deve fornecer quando pede uma proposta/orçamento para um site, de forma a evitar desentendimentos e perdas de tempo.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Links Geniais: Inspiração, Ferramentas e Artigos

Fiquei contente por ver que no resumo do mês de Agosto da internacionalmente idolatrada Smashing Magazine, surgiram vários links que eu já tinha mencionado aqui no blog. Como não me quero estar a repetir, apenas aconselho uma espreitadela à fantástica lista deles, e destaco os links que mais me chamaram a atenção:

- Para quem precisa de inspiração web, o site Muse apresenta uma mostra de sites cuidadosamente seleccionados

- Inspiração "corporativa": inclui uma lista de logotipos agrupados por tendência

- Ferramenta 1: uma das coisas que mais gosto de fazer são padrões, no entanto, nem toda a gente tem tempo ou jeito para isso. O site Stripemania faz o trabalho por nós

- Ferramenta 2: muito útil para vermos como o nosso site é visualizado nos vários browsers, o site Browsershots prepara print-screens do url que quisermos e disponibiliza-os para download em zip ou png. Ainda assim, em alguns dos testes que fiz não me parece que os print-screens sejam completamente fidedignos

- Artigos: sobre a visualização, por parte dos utilizadores, de banners de publicidade nos sites. As conclusões do artigo são interessantes (ainda que um pouco óbvias), e podem ser complementadas com um outro artigo, do mesmo site - The Most Hated Advertising Techniques.

Um pedido de casamento com estilo

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Concurso: Helvetica

O site Linotype está a promover um concurso para o qual os designers podem participar enviando posters onde a fonte Helvetica seja utilizada.
O valor do conjunto dos prémios que serão oferecidos aos vencedores (escolhidos através de votação no site do concurso), é de mais de 15.000 euros. O envio dos posters deve ser feito até ao próximo dia 4 de Outubro.
Da minha parte, para além de, infelizmente, não ter tempo para participar, tenho de envergonhadamente confessar que este não é um tipo de letra que me inspire grandes proezas.

Logotipo: Casa da Música

A última análise do blog Brand New, conhecido pelas críticas construtivas/negativas sobre as mais diversas identidades/logotipos, foi à identidade da Casa da Música, no Porto.
O artigo é simpático para o logo, mas alguns dos comentários não.

domingo, 16 de setembro de 2007

Ferramentas "daltónicas"

Um artigo do site 456 Berea Street apresenta uma lista de algumas ferramentas que permitem verificar se as cores utilizadas nos sites têm contraste suficiente e são facilmente visíveis por quem tem uma "visão diferente".

Algumas ferramentas permitem a instalação directa no Photoshop ou no Firefox, enquanto que outras fazem o teste directamente online.

Da lista destaco Colour Contrast Checker, Vischeck, GrayBit e Colour Contrast Visualiser - todas para os Favoritos.

Novo site!...

Yaili.com print-screen

... ou quase. Resolvi dar um ar mais fresco ao meu site. Já me andava a incomodar há uns tempos (praticamente desde a segunda semana que foi para o ar, o que, acho, acontece a todos).
Fica então uma nova imagem, até ter o novo site finalizado (não vamos estar a estabelecer prazos, ok?).
O logotipo, esse, é o definitivo.
Aceitam-se comentários.

sábado, 15 de setembro de 2007

Design para Publicidade

O mais recente artigo do site FreelanceSwitch aborda as boas práticas do design de material publicitário, dando alguns conselhos e linhas-guia para este tipo de projectos.
Design-Today
Foto: Folheto para o Centro de Energias Alternativas, de Loulé.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A Brief Message

Um site com pequenos (mesmo pequenos) artigos sobre design. O último é sobre a arrogância e a humildade no design. Para quem tem pouco tempo, ou prefere passá-lo a fazer coisas mais sociáveis do que ler feeds RSS.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Mudanças no blog

Mudei o blog. Visualmente está mais simples, mas tem mais algumas funcionalidades (posts organizados por categorias, subscrição do feed RSS, links actualizados, etc.). Também acrescentei uma secção com alguns livros que recomendo, ou porque os tenho, ou porque os conheço (e, no fundo, gostava que alguém mos desse...).
Enjoy!

HTML: o atributo "alt"

Um excelente artigo que explica qual a melhor forma de utilizar o atributo alt, em HTML, tão necessário numa era em que a acessibilidade na web é cada vez mais importante. Com exemplos e explicações bem detalhadas.

Markup

Um artigo que apresenta as principais linhas-guia para se criar ficheiros web melhor estruturados, semanticamente correctos e mais facilmente actualizáveis.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Logos terroristas

Um artigo que compila alguns logotipos utilizados por organizações terroristas, organizados por elementos utilizados.

domingo, 9 de setembro de 2007

Packaging design para a web

Mais um artigo interessante e bem documentado que compara o design de websites (sendo produtos online) com o design de packaging.

Criação de um site: "Future Of" sites

Design-Today

Um artigo interessante, do director criativo Ryan Nichols, sobre a criação dos websites das conferências "Future Of". Nichols descreve o processo de pesquisa, esboços e conclusões dos websites de um forma sintetizada e interessante.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Outlook 2007 e Standards

Um conjunto de artigos acerca das mudanças que o Outlook 2007 trouxe aos designers de emails em HTML:
- Microsoft takes email design back 5 years, David Greiner
- The truth behind the Outlook 2007 change and what you can do about it, David Grein
- What Really Happened with HTML and CSS in Outlook 2007 (uma resposta ao primeiro da lista), Molly E. Holzschlag
- Why we need standards support in HTML email, David Greiner

Para ler por ordem, e com atenção.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Inspiração: web design

Um set no Flickr com uma mostra significativa de web-designs apelativos. Podemos sempre guardar o print-screen para quando for preciso inspiração rápida e offline.

Respect!

Um artigo de Michael Bierut sobre a necessidade dos designers de se sentirem respeitados. Divertido.